quarta-feira, 30 de julho de 2008

Coluna do Jô - Direto de Imola

20 de julho de 2008

Correr em ímola me faz lembrar da disputa mais incrível q já vivi durante uma partida de GP3. Em 2004, durante o então campeonato 'Tchequente', eu e Timm estávamos andando na mesma balada, até que em torno da 20ª volta nossos caminhos acabaram por se cruzar. Quem em sã conciência de fomiagem fazendo voltas no limite da pista e do carro, iria dar sua posição de mão beijada ao adversário?? Pois é, nós dois também não.

Assim como não iríamos entregar a posição, também não éramos loucos de jogar o carro em cima do outro (a fim de defender a colocação), correndo o risco de se chocar e comprometer todo o trabalho feito até ali. Então, o que se viu foi uma disputa linda, desesperada e acima de todos os limites conhecidos por nós até ali. O que aconteceu em ímola foi uma disputa desenfreada por estar à frente do rival o quanto antes, a qualquer custo. Nenhuma oportunidade de ultrapassagem era perdida. Colocávamos os carros emparelhados, e então deixava para se frear um pouco além do ponto, ganhando assim a posição por pouquíssimo tempo, pois quem estava sendo ultrapassado, o fazia no traçado ideal - o que rendia mais torque na saída de curva - e dessa forma os carros voltavam a se emparelhar. Tal sequência se repetia curva a curva. Era uma minha, outra dele. E esse ritmo frenético se manteve por uma volta e meia, quando ao contornar a Piratella lado a lado, nossos carros se tocaram de forma violenta e se chocaram contra o muro. Um triste final de prova para uma feliz disputa, que até hoje está carimbada em nossas mentes.

É com essa lembrança, que começamos a treinar em Imola logo após a corrida em Melbourne. Resolvemos não seguir o calendário correto de pistas, pois como estamos enferrujados, optamos por começar pelas pistas que já conhecíamos.

O Pc me colocou pra largar na pole (o que normalmente é bastante desconfortável, pois a possibilidade de ser tocado é mt grande. Razão esta, que as vezes é preferível largar em 4º e assistir toda a confusão de camarote), e como Paulo V.Glazar (meu irmão, rei de Imola, e sempre com uma estratégia mais agressiva) estava largando ao meu lado, resolvi não forçar a barra permitir uma ultrapassagem mais limpa. Felizmente pra mim, Timm passou do ponto de freada e acabou passando reto entre o meu carro e a Ferrari de V.Glazar. Mantive um bom ritmo de corrida até a minha 1ª parada, não tendo a liderança ameaçada momento nenhum, pois V.Glazar com problemas de concentração, cometia vários erros. Durante a minha volta de saída dos boxes, ao contornar a Piratella (sempre a ela) colocaram o braço em frente ao meu monitor por isso perdi o bico e a roda dianteira esquerda do carro. Arrastei minha Renault até os boxes, e no caminho ainda ajudei C.Glazar empurrando sua Honda - que apresentava um enorme vazamento de óleo - até os boxes. Certamente perdi mais que 1min, e qndo voltei à pista amargava a 17ª posição, nada mais que o último lugar.

A partir de então, sabia q teria q tirar tudo do carro pra poder chegar ao menos à zona de pontuação, e assim me mantive concentrado na pista durante todo o resto de prova. Mas com minha estratégia de 2 paradas e pneus duros não era possível fazer um tempo menor que 1.5 seg acima da Fastest Lap, ainda assim segui focado na pista, tanto q durante a minha 2ª parada (e teoricamente a última) pra reabastecimento, nem percebi q naum teria gasolina para ir até o final da corrida. Depois da troca de pneus meu carro era outro, aceitando um estilo muito mais agressivo de pilotagem. Graças a isso consegui marcar a Fastest Lap, superando a antiga volta em 1 décimo, andando td o que dava pra andar.

Quando meu carro voltou ao pífio ritmo de antes, V.Glazar se aproximava a um ritmo cada vez mais rápido. E é aí meu amigo, é nessa hora, que vc sente o verdadeiro prazer de conduzir um f1 neste jogo. Você sabe q atrás de vc está um piloto com um carro superior (menos combustível, e pneus macios contra o seu q é duro) e que é o 'Schumacher'do Gp3 no circuito de Imola, e esse cara vem tirando 1 seg por volta. E apesar de seu carro ser muito inferior, vc tem q tentar segurar o adversário o máximo q puder, pois com apenas mais uma parada de cada, essa é uma autêntica disputa por posição. Estava aí anunciado um duelo entre irmãos dentro da pista. Assim q o carro dele começa a ficar grande d+ no seu retrovisor, num tem jeito, sua mão começa a suar, você naum sabe se freia antes para entrar acelerando na curva (correndo o risco delevar um toque no aerofólio ou de ele deixar para frear mais a frente e tomar a sua posição), ou se retarda a freada e corrije o carro dentro da curva (onde a possibilidade de 'espalhar' o carro e tomar um 'x' é mt grande). De qualquer forma é preciso virar cada volta mais perto do limite o possível.


Era preciso segurar o máximo possível o adversário:


Mas como eu estava com os pneus gastos não foi mt difícil pra ele:




Tentei andar colado, mas era impossível:


Resisti até onde pude, mas com meu carro passando além das zebras foi fácil pra ele me superar. Pela quantidade de combustível no tanque, eu sabia que iria dar pane seca a umas 3 voltar do final. Tendo em vista que meu Renault num rendia td o que poderia se estivesse com pneus novos, acabei por adiantar minha parada e fui para os boxes a 9 voltas do final da corrida. Voltei para a pista em 5º e segui andando a um bom ritmo até que a 2 voltas do final da corrida, o restante dos competidores passaram também a ter problemas de falta de combustivel, cheguei a assumir a 2ª posição, mas a 2 curvas da linha de chegada acabei tendo a porra da pane seca, consegui arrastar o carro (graças a uma ajudinha do Sebastian Vettel) até a linha de chegada na 4ª posição.

Quadro de voltas:


Tim sofreu 1 acidente na 14ª volta e abandonou a corrida qndo ocupava a 12ª posição. C.Glazar teve o mesmo destino 3 voltas mais tarde. V.Glazar após fazer uma corrida marcada por voltas rápidas e mts erros, abandonou a prova com seu carro faltando 2 rodas, à apenas 5 voltas do seu fim, qndo ocupava a 8ª posição. Apesar de ter a vitória tirada de minhas mãos e de ter sido mt distraído na qtde de combustivel, tive um excelente resultado se comparado com meus rivais humanos, que continuam sem completar uma única corrida. San Marino mais uma vez se mostrou ser palco de corridas marcadas por grandes surpresas e fortes emoções.

Melhores voltas e Resultado Completo da corrida:

terça-feira, 29 de julho de 2008

Coluna do Jô - Direto de Melbourne

16 de Julho de 2008.

Melhor do que relembrar algo emocionante, é refazê-lo com a mesma emoção - e pq não com mais? - que da primeira vez. E foi assim q essa semana começou pra mim.

A emoção em questão chama-se "Grand Prix 3", lançado em 1998 por Geoff Crammond e até hoje jogado por uma legião de fãs de simuladores de Fórmula 1. Pouquíssimos jogos para PC resistem a 1 década de existência, e o GP3 (apelido carinhoso) o faz graças à emoção de uma partida em rede e aos patchs de atualização que seus fãs constroem e divulgam na internet (sendo assim possível correr com os pilotos, equipes e pistas da atual temporada. Sem q seja feito algum lançamento oficial).



Durante o ano de 2004, eu morava em república enquanto concluía o ensino médio no CEFET-ES em Colatina. Dividía-mos a "casa" (chamava-se República Tcheca) em 6, e com 2 computadores resolvemos colocá-los em rede e assim começamos a jogar um contra o outro (2 em cada pc, em turnos automáticos durante a corrida), jogamos meia temporada. Difícil descrever a emoção de um largada com mt 'costuramento' e poucos toques, a conquista da pole no último instante da classificação, um bom - ou mal - jogo de equipe, ou quem sabe uma volta majestosa onde vc e seu rival humano trocam de posiçao a cada freada em San Marino. Prazer indescritível.

É neste contexto q segunda-feira (14/07), às 9 da manhã meu então companheiro de república (e rival de gp3) Guilherme, aparece aqui em casa para podermos acertar os detalhes de um novo campeonato de gp3, ficamos a manhã inteira só pra colocar os 2 pcs pra conversar. Pela tarde corremos atrás de intimar o resto dos 'pilotos'.

Depois de treinado um pouco (pouco mesmo, pois a 1ª pista é o GP da Austrália, já conhecidíssimo entre nós), e com o dia já quase virando noite, resolvemos partir pra corrida. Como estávamos jogando em 3 pcs, não há modo de classificação, sendo assim o jogo nos coloca aleatoriamente nas primeiras posições do grid.

Bom, não me lembro bem de como q foi a largada, mas o quadro de voltas indica que larguei em 2º com G Timm na pole e E C Glazar logo atrás. Ao completar a 1ª volta eu já tinha assumido a liderança (não me lembro bem, mais acredito q o Timm errou em alguma freada). E assim continuou a corrida pra mim, liderando praticamente de ponta a ponta, andando de forma rápida e consistente, marquei a Best Lap com bastante vantagem(1.584s) e segui a corrida de forma tranquila. Com exceção das 2 ou 3 primeiras voltas, a etapa de Melbourne se mostrou bastante fria pra mim.

Quadro de Voltas:

Já para Timm acredito que tenha sido um pouco conturbado, uma vez q ele largou na pole e só conseguiu pilotar de forma rápida até a 3ª volta qndo ocupava a 2ª posição, errou e caiu para 6º. 3 voltas depois errou denovo e caiu pra 11º, logo em seguida perdeu o controle e acabou quebrando o carro na 10ª volta.

Ainda bem que existia um garotinho chamado Eduardo C. Glazar para fazer história em Melbourne. Após o seu erro na 2ª volta, onde acabou trocando a 2ª posição pela 12ª, assistimos a um verdadeiro show de pilotagem, proporcionando ultrapassagens aquém da imaginação, colocando sua Honda em lugares incabíveis chegando a ultrapassar 2 carros de uma única vez. Uma pena q na 20ª volta um deslize tenha lhe custado um bico e as várias posições que bravamente acabara de conquistar. Após o pitstop não programado, o piloto voltou a andar rápido tentando recuperar o tempo perdido, fez ainda uma outra parada pra troca de pneus e abastecimento antes de se envolver em um acidente que o tirou da prova na 35ª volta. Uma pena.

Apesar da pouquíssima briga entre pilotos humanos na Austrália, saímos da terra do canguru bastante satisfeitos, pois após quase 4 anos de recessso, voltamos a sentir a tensão de uma largada e a emoção da disputa por posições.

E que venha San Marino, palco de fortíssimos 'pégas'.



sexta-feira, 18 de julho de 2008

Primeira postagem

Pqp (sabia q de um jeito ou de outro, eu iria começar o meu blog xingando),
depois de meses enrolando pra criar o tal blog, aqui estou eu sem saber direito o q escrever....

Bom, resolvi criar um blog pq às vezes sinto a necessidade de compartilhar o meu pensamento com mais pessoas q se interessem pelo mesmo assunto, pra guardar alguma idéia ou acontecimento, e pq não aprender algo diferente e me divertir no meio disso td??

Espero q sempre sobre algum tempo para nos encontrar-mos por aqui. Seja qual for a doidera q surgir em minha mente!!!

1 abraço